Cronograma de Actividades dos Projectos de Gás Natural Inalterados

Cronograma de Actividades dos Projectos de Gás Natural Inalterados

Maputo, 04 de Junho de 2020 - Em conferência de imprensa realizada ontem, que tinha como mote falar das perspectivas do sector de petróleo e gás face à pandemia do COVID 19, o Presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos J. Zacarias, assegurou que todos os projectos em carteira seguem de acordo com o cronograma acordado, sendo que a primeira produção e exportação de gás natural da Bacia do Rovuma vai ocorrer em 2022, através do projecto Coral Sul FLNG da Área 4, enquanto em 2024 inicia a produção na Área 1 através do projecto Golfinho/Atum.   

Não obstante a paralisação de algumas actividades em Afungi, como resultado do impacto do COVID 19, nomeadamente as actividades de implementação dos projectos Coral Sul FLNG e Golfinho/Atum, as mesmas foram reprogramadas para as fases subsequentes do projecto, por forma a não impactarem nos prazos acordados entre o Governo e as concessionárias. Assim sendo, as actividades de perfuração e completação de poços do projecto Coral Sul FLNG que decorriam na Área 4 foram reprogramadas para princípios de 2021.

“No próximo ano iremos assistir à conclusão dos trabalhos da plataforma flutuante na Coreia do Sul e ao transporte da plataforma para Moçambique, assim que a montagem dos módulos de superfície e de outras componentes da plataforma estiverem concluídas”, assinalou Zacarias. Recorde-se que a construção das principais componentes da plataforma flutuante Coral Sul FLNG está a ser executada na Coreia do Sul e as demais componentes em diferentes partes do mundo, entre elas, Singapura, França, Estados Unidos da América e Itália.

Em relação aos projectos da Bacia de Moçambique, o PCA informou estarem em curso dois projectos da Sasol, nomeadamente o projecto de petróleo leve e o projecto de produção de gás natural destinado à produção de energia eléctrica em Temane. Este último, viu as actividades de perfuração interrompidas devido à necessidade de rotação de pessoal expatriado, pois, com a declaração do Estado de Emergência, foi restringido o movimento de entrada e saída de pessoas ao nosso país.

Para além dos projectos de gás natural liquefeito, o PCA referiu ainda que as actividades de pesquisa nas áreas A5-A, A5-B, Z5-C, Z5-D e PT5-C, todas elas atribuídas no 5º Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção, decorrem a contento, estando já em curso os actos preparatórios para o início da execução dos primeiros furos em 2021. No entanto, houve uma reprogramação do projecto de lançamento do 6º Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção, que se espera que a aprovação pelo Governo ocorra até ao final do presente ano.

 

Neste momento, assiste-se ao relançamento paulatino das actividades relacionadas com a implementação dos projectos de gás natural, observando, claro, as medidas decretadas pelo governoTodavia, uma vez haverem trabalhos que carecem de esforço conjugado entre nacionais e expatriados, aguarda-se a autorização das autoridades competentes para que estas actividades possam ser realizadas o mais breve possível, sem pôr em causa a saúde dos trabalhadores”, destacou Zacarias.

 

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.