Petróleo e Gás-Entendendo os Conceito de Prospecção Sísmica ou Prospecção Geofísica
Maputo, 30 de Dezembro de 2020 – Por forma a ajudar o caro leitor a familiarizar-se com alguns dos conceitos mais básicos sobre a indústria de petróleo e gás, o INP tem estado a entrevistar profissionais da área e hoje propomo-nos a introduzir uma breve matéria sobre um procedimento importante deste sector, designado Sísmica ou Prospecção Sísmica.
Agostinho Chibielo é Geofísico e colabora no Centro de Dados do INP. Procuramos saber dele o que seria sísmica ao que definiu Prospeção Sísmica como o processo que consiste no uso de técnicas sísmicas para fazer o mapeamento das estruturas geológicas de subsuperfície das feições estratigráficas com o objectivo de localizar os depósitos de petróleo e gás ou minerais. Agostinho Chibielo esclareceu ainda que a prospecção sísmica incluía a sísmica de reflexão e de refracção, contudo na área de petróleos interessava a sísmica de reflexão.
Quando questionado sobre o que seria então Sísmica de Reflexão, o nosso interlocutor esclareceu-nos que aquele é um método que consiste na medição dos tempos de chegada dos eventos atribuídos às ondas sísmicas reflectidas nas interfaces onde ocorre a mudança da impedância acústica, isto é, onde ocorre a separação de duas camadas da subsuperfície com características físicas/geológicas diferentes. Este método requer a utilização de uma fonte sísmica de energia controlada (em terra usa-se dinamites e camiões vibradores denominados vibroseis e no mar usa-se canhões de ar comprimido conhecidas como airguns) e dos receptores do sinal reflectido nomeadamente os geofones em terra e hidrofones no mar.
Refira-se que cerca de 234.593 km de sísmica bidimensional (2D) foram adquiridos em terra e no mar, em todo o território nacional desde 1958 à 2020.
Desde 2007 até ao momento foram adquiridos cerca de 54.995 km2 de sísmica tridimensional em terra e no mar nas Bacias de Moçambique e Rovuma.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.