02-05-2023 | MMEC-2023-MOÇAMBIQUE COM GRANDE POTENCIAL NAS PRÓXIMAS DÉCADAS MAS HÁ QUE COORDENAR ESFORÇOS

02-05-2023 | MMEC-2023-MOÇAMBIQUE COM GRANDE POTENCIAL NAS PRÓXIMAS DÉCADAS MAS HÁ QUE COORDENAR ESFORÇOS

MAPUTO-Caiu o pano de fundo da 9ª Edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique MMEC-2023. 

Uma das ideias ressaltadas no evento é de que os sectores mineiro e energético têm o potencial para impulsionar o crescimento e desenvolvimento económico de Moçambique, mas tal só pode ser conseguido através de um alinhamento de políticas, acções e acima de tudo desenvolvimento das capacidades locais.

Desde os desafios impostos pelas alterações climáticas, a pressão da agenda global da descarbonização, a crescente demanda de energia pela Europa, Ásia e Pacífico, passando pela necessidade de estabelecimento e consolidação de infraestruturas, facilidade de acesso ao financiamento para as empresas com interesse no sector até à necessidade de mais acções coordenadas entre os principais intervenientes na cadeia da indústria extractiva a nível regional, a edição deste ano acabou por ser um catalisador, por excelência, de soluções para a indústria extractiva no país.

No dia inaugural, o Chefe de Estado lançou o tom dos debates que se seguiram, ao considerar que o evento devia produzir ideias para o desenvolvimento da indústria e do país.

Filipe Nyusi disse que objetivo central do sector é promover a exploração dos nossos recursos naturais por forma a beneficiar o Estado, os investidores, as comunidades, o empresariado nacional e o cidadão em geral, criando um valor inclusivo e duradoiro, elevando os altos padrões de ética, direitos humanos e responsabilidades ambientais.

O Instituto Nacional de Petróleo marcou a sua presença na presente edição do MMEC, à semelhança das edições anteriores, tendo compartilhado dados relativos ao estágio de desenvolvimento dos projectos de monetização de gás natural e perspectivas de crescimento desta indústria, em dois painéis distintos.

Falando em representação do INP, José Branquinho, Administrador do Pelouro de Projetos e Desenvolvimento afirmou que Moçambique reúne condições privilegiadas não só na componente de diversificação da matriz energética do país, mas também de participar efectivamente no fornecimento de energia mais limpa ao mundo, no contexto da transição energética uma vez que tendo iniciado a produção do campo Coral, que exporta gás natural para a Europa e Ásia, está provado que o país tem potencial para se inserir ainda mais nos mercados mundiais com o desenvolvimento de futuros projectos. Participou igualmente a Directora de Promoção e Desenvolvimento do Sector Empresarial, Natália Camba que elaborou sobre os desenvolvimentos no âmbito do conteúdo local.

O evento, que contou com mais de 300 participantes, incluindo especialistas do sector e profissionais de mais de 25 países, terminou na última quinta-feira (27-05-2023). Ao longo dos diferentes painéis, foi reafirmado o elevado potencial mineiro e energético de África, como também desafiado os principais actores do sector a encontrar soluções conjuntas para as questões conjunturais que podem constituir entrave para o aproveitamento da janela de oportunidade para a monetização do gás que ainda esta aberta antes de 2050, ano que se espera que as emissões de carbono atinjam neutralidade carbónica.

A Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique é organizado pelo Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) em parceria com a AME Moçambique e a AME Trade UK. A edição deste ano tinha como tema "Utilizar os Recursos Naturais de Moçambique para o Desenvolvimento Económico Transformacional e Sustentável".

Para mais informações, queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz e visitar as nossas páginas de facebook, linkedIn e do Sexto Concurso para estar a par desta e outras matérias de destaque.