Uma Proposta em Vias de Materialização
MAPUTO, 20 de Maio de 2021-A SASOL prevê criar cerca de 3000 postos de trabalho até 2024, durante a fase de implementação do Projecto de Petróleo Leve.
O Projecto, prevê o desenvolvimento integrado dos campos Inhassoro, Temane, Temane Leste, Temane Deep, Pande Central e Pande Leste, para produzir petróleo leve, gás de petróleo liquefeito, isto é, GPL, comumente designado gás de cozinha, e gás natural para geração de energia, o que servirá para minimizar a exposição do capital investido, e assegurar estabilidade no fornecimento de gás ao Projecto da Central Térmica de Temane (CTT).
Este desenvolvimento integrado vai permitir a produção de 23 PJ/a de gás natural para a geração de energia, através do projecto CTT, 4000 baris por dia de petróleo leve dedicado à exportação, e 30000 toneladas por ano de GPL reservado ao mercado nacional.
O Condensado será misturado com o petróleo leve e será destinado à exportação. Prevê-se ainda a construção de uma nova unidade de processamento de petróleo leve e gás para o processamento das quantidades acima indicadas.
O arranque da fase de desenvolvimento deste projecto, que contempla a construção de uma nova unidade de processamento de petróleo leve e GPL, está previsto para Julho do corrente ano, aguardando-se somente o fecho financeiro do Projecto da Central Térmica de Temane e a aprovação dos Acordos de Monetização eFacilitação Comercial.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.