6 Concurso, Um Ponto de Viragem para Moçambique
Maputo, 21 de Dezembro de 2021 – Antes mesmo do fecho do ano de 2021, Moçambique alcançou um marco importante, no domínio da energia. Falamos do lançamento do 6° Concurso para a Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, um concurso já há muito aguardado pela grande comunidade energética nacional e internacional
Os primeiros e os mais sólidos indícios que apontavam para o lançamento deste concurso haviam sido dados pelo Governo, através do Ministro do Recursos Minerais e Energia Max Tonela que falava à margem dos trabalhos da VI Sessão do Conselho Coordenador daquela instituição, na cidade de Pemba em Cabo Delgado. Na ocasião, o timoneiro da pasta de energia disse que a intenção do Governo era de lançar o concurso ainda em 2021, facto que veio a consumar-se um mês depois, na capital do país.
E por falar em Cabo Delgado, é importante referir que é precisamente ao largo desta província do norte do país que se localizam parte dos 16 blocos (Visite os mapas interactivos aqui) colocados à disposição no presente concurso. Portanto, os blocos estão delimitados em 4 regiões distintas, sendo que cinco estão localizados na Bacia do Rovuma, sete em Angoche, 2 no Delta do Zambeze e 2 no Save, perfazendo mais de 92.000 km² de área. Cabo Delgado é também o local onde a maior parte dos principais projectos de gás estão a ser projectados devendo ganhar forma nos próximos meses.
Sabe-se que 40% das novas descobertas globais de gás natural nos últimos dez anos estão em África e Moçambique é um dos países que está na vanguarda em termos de potencial de produção de gás natural. A abundância de recursos ao largo de Moçambique oferecerá aos potenciais investidores uma oportunidade para acelerar a transformação energética da África e de Moçambique em particular, abrindo caminhos para uma transição (Leia mais sobre a visão estratégica de transição energética de Moçambique) energética justa, inclusiva e sustentável à escala global.
Este concurso será conduzido em estrita observância dos mais altos padrões de transparência de procurement público, assegurou Carlos Joaquim Zacarias, Presidente do Conselho de Administração do INP, discursando durante a cerimónia de lançamento do concurso em Novembro último. Confira todos os critérios de elegibilidade ao Concurso aqui.
O repto está dado e os dados estão lançados à mesa. Os potenciais investidores têm, desde a data do anúncio, pouco mais de 10 meses para dar garantias ao Estado moçambicano de possuírem qualificações técnicas e capacidade financeira e participarem deste importante marco, promovendo deste modo a elevação de Moçambique como uma das maiores potências energéticas em África e no mundo.
Refira-se que até a data do lançamento deste Concurso, cinco outros Concursos de Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, haviam sido promovidos no país, parte dos quais resultaram na descoberta de quantidades massivas de gás natural, levando a aprovação de importantes projectos de gás que irão promover o desenvolvimento social e económico do país.
Para mais informações queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz para questões gerais e para aspectos relacionadas com o Sexto Concurso, por favor enderece as suas questões para o 6th.concurso@inp.gov.mz . Pode igualmente seguir as nossas páginas LinkedIn e Facebook.