COMUNIDADE EMPRESARIAL NA NIGÉRIA EXPECTANTE QUANTO À RETOMA DAS ACTIVIDADES DE OIL AND GAS
Lagos, 23 de Fevereiro de 2022 - Agentes económicos e potenciais investidores do sector de hidrocarbonetos, manifestam-se expectantes quanto à uma breve e plena retoma das actividades de pesquisa e produção de hidrocarbonetos em Moçambique dos principais projectos, ora perturbados pelo clima de insegurança que vinha abalando a zona norte do país.
Este sentimento foi comumente manifestado pelas mais de 50 individualidades ligadas ao mundo de negócios do sector de oil and gas, entre eles agentes económicos e brookers que visitaram o stand do Instituto Nacional de Petróleo durante a 6ª edição da Conferência e Exposição de Petróleo da Zona Subsariana, que decorre em Lagos na Nigéria desde 21 de Fevereiro corrente
Num evento que já está a agitar o principal centro financeiro de África, vários visitantes ao balcão do INP demonstraram, ao longo do primeiro dia de exposições, um grande interesse em encontrar oportunidades de investimento em Moçambique nas diferentes áreas da cadeia de negócios.
Segundo Natália Camba, Directora de Promoção e Desenvolvimento do Sector Empresarial do INP, esta preocupação e interesse por parte da comunidade empresarial que participa no SAIPEC 2022 evidencia a necessidade não só da prevalência de um clima de estabilidade no país, mas também, do aprimoramento dos mecanismos que facilitam o estabelecimento de parcerias de negócios entre os investidores locais e dos diferentes países da região Subsariana.
Ezequias Matlava que também participa e representa o INP na exposição explica que muitos homens de negócios olham para o crescente clima de estabilidade no país como uma indispensável fase e factor atractivo para que possam retomar às iniciativas de negócios e de firmamento de novas parcerias no país.
Refira-se que no primeiro dia da Conferência, para além da exposição, realizaram-se no complexo Eko Convention Centre 4 sessões de apresentações e debates, com a participação de mais de 20 diferentes dignitários de companhias nacionais africanas de petróleo e gás e delegados oriundos de vários países, com destaque para Angola, Sera Leoa, Nigéria, Moçambique, Namíbia, Senegal, Gâmbia, Mauritânia.
Moçambique faz-se representar no certame por uma delegação do INP liderada pelo Administrador do Pelouro de Desenvolvimento Institucional e Empresarial, Milissão B. Milissão, que teve a oportunidade de falar sobre as oportunidades do 6⁰ Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, lançado em Novembro último. Na ocasião, Milissão reafirmou a intenção de Moçambique usar o gás natural como energia de transição.
A conferência SAIPEC 2022 decorre sob os auspícios da Petroleum Technology Association of Nigéria (PETAM) e do Gabinete Nigeriano de Monitoria e Desenvolvimento do Conteúdo Local. Esta plataforma busca essencialmente criar um espaço de colaboração e de firmamento de estratégias mais eficazes para a promoção e desenvolvimento do conteúdo local em abono dos países produtores e exportadores de petróleo e gás natural da região Subsariana. A conferência continua com mais painéis de debate e exposições de experiências de regulação e desenvolvimento do sector até ao dia 24 de fevereiro.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.