Como os Avanços Tecnológicos Podem Transformar o Sector do Petróleo e do Gás em Contexto de Transição Energética

PIXABAY

MAPUTO, 04 de Junho de 2021-A 5 de Junho, assinala-se mais um Dia Mundial do Ambiente. Esta data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas pela resolução (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972.

E como já é do conhecimento comum, o ambiente é uma questão central no presente século, particularmente na indústria de petróleo e gás. Com as enormes reservas de gás que se anunciam nos últimos tempos, a questão que se coloca é, haverá um lugar para a indústria de petróleo e gás num mundo mais verde? A resposta é optimista e promissora.

A utilização de tecnologias progressivas de controlo da poluição atmosférica, contribuirá em muito para melhorar as emissões da indústria como também a opinião pública sobre as mesmas. As empresas de combustíveis fósseis também integraram com sucesso a Internet das Coisas nos seus sistemas, o que não só levou à melhoria da qualidade dos dados, como também à redução da utilização de energia e dos derrames de petróleo, o que significa que têm um menor impacto no ambiente. Assim, poderia sim ainda haver um lugar para as indústrias de petróleo e do gás. Basta-lhes apropriarem-se dos avanços tecnológicos para ajudar a tornarem-se mais limpas, mais eficientes e relevantes num mundo em mudança. Veja os exemplos a seguir.

Automatização. A robótica e outras tecnologias automatizadas estão num ponto em que podem fazer trabalhos de alto risco melhor do que os humanos. Por exemplo, a perfuração automatizada reduzirá as despesas gerais, aumentará a segurança dos empregados e tornará economicamente viável a perfuração em locais pequenos e de dificil acesso.

Integração da Internet das coisas (IoT). Máquinas conectadas significam ter sempre informação actualizada. Isso pode ajudar as empresas petrolíferas e de gás a prever falhas de equipamento e reduzir o tempo global de inactividade. Uma única falha de bomba pode custar centenas de milhares de dólares em perda de produtividade. Portanto, se o estado das bombas for conhecido em tempo real, as substituições podem estar prontas para aqueles considerados susceptíveis à falha. Este tipo de dados em tempo real ajudará a equipa de gestão a tomar decisões melhores e mais bem informadas. FOTO: FORBES

TECNOL1

Soluções de comunicação. Quando em offshore ou num local remoto, mesmo a comunicação básica pode apresentar um desafio monumental. Utilizando a mais recente tecnologia de satélite, pode se conectar mesmo as áreas mais inacessíveis com conectividade de voz e dados, permitindo melhor comunicação ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Trabalha também com iniciativas de IoT para a recolha e transmissão de dados importantes de sensores. Imagine como seria difícil coligir conjuntos de dados de milhares de sensores se não houvesse a capacidade de comunicar e transmitir.

FOTO: FORTYSEVEN

FOTO: FORTYSEVEN

FOTO: FORTYSEVEN

Soluções de gestão de frotas. Nunca foi tão fácil controlar os colaboradores e o equipamento. Agora, com a ajuda do rastreio GPS, dados importantes podem ser recolhidos e visualizados quase instantaneamente, mesmo nos locais mais remotos. Uma empresa saberá sempre exactamente onde está todo o seu dispendioso equipamento, e pode ser alertada se algo estiver fora do lugar.

Evolução logística. Cada parte da cadeia de fornecimento tem ineficiências que podem ser remediadas. Uma empresa desenvolveu uma plataforma que torna a extracção mais eficiente, utilizando um sistema de injecção automática para evitar a formação de hidratos. Outras investigações sugerem que a utilização de estruturas metalo-orgânicas poderia revolucionar o transporte de petróleo e gás, eliminando a necessidade de ventilar materiais nocivos ao longo da viagem. Estes tipos de melhorias logísticas tornarão toda a cadeia de abastecimento mais eficiente. In (et al)

O-próximo-grande-passo-na-tecnologia-de-petróleo-e-gás