Eni Anuncia Plano de Formação para Jovens Moçambicanos
![Eni Anuncia Plano de Formação para Jovens Moçambicanos Eni Anuncia Plano de Formação para Jovens Moçambicanos](/var/corporate/storage/images/news2/eni-anuncia-plano-de-formacao-para-jovens-mocambicanos/13449-1-por-MZ/Eni-Anuncia-Plano-de-Formacao-para-Jovens-Mocambicanos_articleimage.jpg)
MAPUTO, 01 de Junho de 2021-Onze jovens engenheiros moçambicanos viajam hoje à Coreia do Sul para uma formação de 6 meses de trabalho, como parte da formação intensiva ministrada pela Eni e parceiros no âmbito do projecto Coral Sul.
As actividades de formação abrangem as mais variadas áreas de Petróleo e Gás e são concebidas para satisfazer a necessidade de profissionais qualificados no país.
Um segundo grupo de 14 moçambicanos iniciará também a formação numa instalação de gás na Tunísia no final de Junho, com outros grupos já planeados nos próximos meses. Os formandos, que completaram recentemente a sua licenciatura em Maputo e Pemba, fazem parte do "programa 200" lançado pela Eni em 2014 para facilitar e reforçar a participação dos recursos nacionais nos projectos energéticos da Eni.
Os engenheiros fazem parte de 40 (quarenta) finalistas que foram recrutados através de campanhas de selecção realizadas em 2019 e 2020, em várias instituições de ensino em Maputo e Pemba. Eles receberam uma formação inicial em Moçambique em língua inglesa e conceitos de Petróleo & Gás e GNL, em regime presencial. Seguiu-se uma formação específica nas áreas de saúde e segurança, marítima/naval, manutenção, e serviços técnicos laboratoriais, ministrada pela Universidade Corporativa Eni (ECU). As actividades de formação foram adaptadas para cumprir as medidas de segurança da Covid-19, assegurando ao mesmo tempo a qualidade e continuidade da formação.
Os formandos estão agora a viajar para Geoje, na Coreia do Sul, onde as actividades de construção da FLNG Coral-Sul estão em curso, para formação em exercício e familiarização com a fábrica de liquefacção flutuante. Durante o seu tempo no estrangeiro, os estagiários estarão envolvidos em actividades operacionais diárias, de modo a estarem prontos para aderir ao projecto quando as operações do projecto Coral Sul começarem em Moçambique em 2022.
Esta iniciativa visa melhorar o conteúdo local e o desenvolvimento de competências em Moçambique, e faz parte do compromisso da Eni de contribuir para o desenvolvimento social e económico das comunidades e do país onde opera.
Eni é o operador do projecto Coral Sul em nome dos parceiros da Área 4, nomeadamente Eni, ExxonMobil, CNPC, Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. O projecto Coral South vai colocar em produção consideráveis recursos do campo de gás Coral, descoberto pela Eni em 2012, através de seis poços de águas ultra profundas a uma profundidade de cerca de 2.000 metros, alimentando, através de um sistema totalmente flexível, o Coral-Sul FLNG, actualmente em construção na Coreia do Sul. A navegação do FLNG está planeada para o final de 2021 e a produção de gás deverá começar em 2022.
Eni Rovuma Basin BV é o operador delegado que lidera o Projecto Coral South e a construção e operação de instalações a montante na Área 4, na bacia do Rovuma, ao largo da costa norte de Moçambique.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.