Estudos Revelam Elevado Potencial de Hidrocarbonetos em Moçambique
Maputo, 20 de Outubro de 2020 – Várias iniciativas de prospecção de petróleo e gás têm sido levadas a acabo ao longo do país nos últimos anos. Esta dinâmica de prospecção encontra a sua razão no grande potencial de hidrocarbonetos que Moçambique possui, de acordo com estudos realizados e cujos dados encontram-se depositados no Centro de Dados do INP.
Historicamente, os trabalhos de pesquisas de hidrocarbonetos em Moçambique têm sido desenvolvidos nas bacias sedimentares de Moçambique e Rovuma. Contudo, conforme esclarece o Director de Avaliação de Recursos no INP, Jose Branquinho, estão identificadas no país seis principais Bacias Sedimentares, a Bacia do Rovuma, a Bacia de Moçambique, do Maniamba, do Médio Zambeze, do Baixo Zambeze e do Lago Niassa, todas elas com um enorme potencial para a ocorrência de hidrocarbonetos, conforme demonstram os estudos realizados até ao momento.
Sobre a Bacia de Moçambique, pouco mais de 80 furos de pesquisa foram realizados entre 1953-2011, 18 dos quais em área offshore e este trabalho resultou na descoberta de dois campos de gás natural, já em fase de produção, designadamente os campos Pande e Temane. A 13/06/2003 houve também uma descoberta de zona saturada em petróleo leve no Campo Inhassoro, no norte da Província de Inhambane.
Em 2010, na Bacia do Rovuma, na ponta norte das águas moçambicanas do Índico, consórcios liderados pela italiana ENI e pela norte-americana Anadarko (a então concecionária da Área) apuraram a existência de grandes reservas de gás natural, encontrando-se já em fase de desenvolvimento de infraestruturas de base para o início da produção de Gás Natural Liquefeito (GNL).
José Branquinho referiu ainda que não há um grande historial de pesquisas a nível das bacias interiores, tendo trazido à colação que em 2009 houve uma iniciativa de concessão de áreas nessas bacias para efeitos de pesquisas, por via de um concurso público porem, tal iniciativa não surtiu os efeitos desejados.
Referir que espera-se que mais furos de avaliação venham a ser realizados nas áreas, A5-A, A5-B, Z5-C, Z5-D, PT5-C, respectivamente, concessionadas no 5˚ Concurso para a Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.