Governo Passa em Revista as Actividades de Pesquisa de Hidrocarbonetos

Governo Passa em Revista as Actividades de Pesquisa de Hidrocarbonetos

Maputo, 30 de Junho de 2021 Foi na última Terça-feira, (29) que o Conselho de Ministros passou em revista as actividades de pesquisa de hidrocarbonetos nas áreas concessionadas no âmbito do 5° Concurso para a Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos.

Reunido na sua Sessão Ordinária, o Governo avaliou o ponto de situação das actividades de pesquisa realizadas desde 2019 até esta parte, tendo apresentado projecções de realização de furos até ao final deste ano.

Os furos em questão fazem parte do Plano de Trabalhos acordado com as concessionárias para o primeiro subperíodo de pesquisa, que é de quatro anos. Neste subperíodo, deverá ser executado um furo firme em cada uma das cinco áreas concessionadas no concurso em referência.

Os outros furos possíveis são contingentes, dependendo do resultado dos primeiros 5 furos. Falando à margem do referido encontro, a Porta-Voz da sessão, Ludovina Bernardo, adiantou que os trabalhos correm a contento, apesar de ter apontado alguns contra-tempos. “ o cronograma esta a ser cumprido não obstante, alguns atrasos resultantes das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19, que impediram a deslocação de alguns especialistas para as áreas de pesquisa “considerou Bernardo.

A execução de um furo é o culminar de um processo que inicia com a aquisição de dados sísmicos, sua interpretação e finalmente o furo, cujo resultado pode ser seco ou descoberta de hidrocarbonetos. Portanto, o furo é o testemunho daquilo que são as previsões em relação ao potencial de uma determinada área e confirma os modelos da interpretação.

Refira-se que o 5° concurso para a Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos foi lançado em 2014 e o anúncio dos resultados em 2015, tendo seguido um longo período de negociação com os vencedores, que culminou com a assinatura de cinco Contratos de Concessão para Pesquisa e Produção nas áreas A5-A e A5-B, em Angoche, Z5-C e Z5-D, no Delta do Zambeze e PT5-C, em Pande e Temane, com as petrolíferas Eni, ExxonMobil e Sasol, respectivamente.

PRODUCAO

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.