INP Prepara-se Para Emitir Lincenças de Operação
![INP Prepara-se Para Emitir Lincenças de Operação INP Prepara-se Para Emitir Lincenças de Operação](/var/corporate/storage/images/news2/inp-prepara-se-para-emitir-lincencas-de-operacao/14500-1-por-MZ/INP-Prepara-se-Para-Emitir-Lincencas-de-Operacao_articleimage.png)
Maputo, 21 de Julho de 2022 – O Instituto Nacional de Petróleo e a ENI-MRV reuniram-se recentemente para harmonizar aspectos técnicos na antecâmara do início da produção de gás na Bacia do Rovuma.
Representantes seniores do INP e os parceiros da area 4, através da MRV, sentaram-se a mesma mesa, nas instalações do INP, em Maputo, a fim de passar em revista os principais aspectos técnicos atinentes aos trabalhos em curso em ambas partes para o início da produção e exportação dos primeiros carregamentos de GNL, resultantes da implementação do projecto Coral Sul.
Coube ao recém empossado PCA do INP, Nazário Bangalane receber a delegação da MRV, também liderada pelo Director Geral do projecto, Maurizio Lanzo, que vinha na companhia de outros dirigentes da concessionária.
Segundo o Director dos Serviços de Fiscalização e Segurança no INP, Dércio Monteiro, que também esteve presente no evento, o encontro com a ENI procurava, entre vários aspectos, aferir o grau de desenvolvimento do Projecto liderado pela concessionária italiana, com ênfase em alguns aspectos técnicos e administrativos necessários para a emissão de licenças fundamentais para as operações da plataforma Flutuante Coral Sul FLNG.
Ao longo dos trabalhos da reunião a ENI explicou à entidade reguladora que os trabalhos de implementação do projecto corriam a contento, tendo sublinhado que todos os esforços para assegurar o cumprimento do cronograma actividades acordado estavam a ser levados a cabo. A título exemplificativo, a MRV comunicou ao regulador que até a data deste encontro a concessionária havia concluído com sucesso o comissionamento de 4 do 6 poços previstos, sendo que o processo de comissionamento da unidade fabril com aplicação de hidrocarbonetos, iniciado há 1 mês, corria dentro do previsto.
Coral Sul FLNG é uma instalação flutuante sustentável de gás natural liquefeito que deverá produzir GNL a partir da Bacia do Rovuma. É a primeira instalação FLNG a operar em águas ultra-profundas, ligada a um sistema subaquático, a uma profundidade de cerca de 2.000 metros. A sua capacidade é de 3,4 milhões de toneladas de GNL por ano.
Refira-se que o nível de execução do projecto, até ao final do último Junho, já situava-se acima dos 99% , facto compartilhado pela ENI e parceiros e que reteve a atenção dos interlocutores.
A concessionária manifestou interesse de ver emitidas Licenças de Operação para a Infraestrutura Flutuante de produção de gás, bem como dos poços, tendo em conta as evidências de cumprimento de grande parte dos requisitos de integridade, segurança e de funcionalidade das instalações. Sobre esta matéria, o Director dos Serviços de Fiscalização e Segurança assegurou que já há um trabalho em curso e que todas as licenças necessárias para o início de produção serão emitidas, bastando que para o efeito todas as partes concluam integralmente os parâmetros definidos à luz da legislação aplicável.
As partes acordaram em continuar a colaborar conjuntamente para que as previsões definidas no cronograma de actividades não sejam afectadas por questões de natureza burocrática.
As concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma incluem a Mozambique Rovuma Venture (MRV) S.p.A. que é uma Joint Venture co-propriedade da Eni, ExxonMobil e CNODC, com de 70% de interesse participativo, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (ENH), com 10% de interesse participativo, a Galp Energia Rovuma B.V. com 10% de interesse participativo e a KOGAS Moçambique Ltd., com 10% de interesse participativo.
Para mais informações, queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz e visitar as nossas páginas de facebook, linkedIn e do Sexto Concurso para estar a par desta e outras matérias de destaque.