Luz Verde para o Projecto da Central Térmica de Temane
10 de Dezembro de 2021 – Electricidade de Moçambique (EDM), a Sasol e a Globeleq alcançaram acordo de investimento de na ordem dos 700 milhões de dólares para o projecto de construção da Central Térmica de Temane (CTT), na província de Inhambane.
Financiado pelo Banco Mundial (através do apoio ao sector privado), FMO, Emerging Africa Infraestruture Fund, US-International Development Finance Corporation (DFC) e o OPEC Fund for International Development, o projecto de Temane terá uma capacidade instalada de 450 MW para produção de energia através do gás natural por um período de 25 anos.
De acordo com um artigo publicado pelo Diário Económico, espera-se que a central leve electricidade a 1,5 milhões de famílias e que contribua com 40% da demanda do País, para dar resposta à procura crescente de energia no país. Este projecto irá também contribuir para o aumento de exportação de energia para os países da região, melhorando a balança de pagamentos do país”, lê-se no comunicado.
À luz do projecto, a central de Temane vai compreender igualmente uma linha de transmissão de alta voltagem de 563 quilómetros, e um projecto de Transmissão de Temane (TTP), sendo a primeira fase da interconexão da rede eléctrica da região sul às redes do centro e norte está avaliado a um investimento de 400 milhões de dólares.
“A ligação vai resultar num corredor de eléctricidade e assegurar uma rede mais estável e segura visando projectos de geração de energia renovável no futuro”, acrescenta.
A TPP é detida na totalidade pela EDM e será financiada através de crédito concessional a ser concedido pelo Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco de Desenvolvimento Islâmico, OPEC Fund e governo da Noruega.
Entretanto, o director-geral da OPEC, Abdulhamid Alkhalifa, garantiu o apoio à central de Temane e a infra-estrutura de transmissão, através das suas janelas de financiamento concessionais privadas e públicas. “O nosso apoio é um contributo para o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 7 – Energia Acessível e Limpa”, garantiu Abdulhamid Alkhalifa.
Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela avançou que a Central Térmica de Temane está em total sintonia com o compromisso de transição energética, que inclui o desenvolvimento de hidroeléctricas, centrais solares e eólicas.
Já para o presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino Gildo, “uma nova fase está a começar no sector de energia, com a EDM a assumir a liderança no processo de geração de energia mais limpa visando a promoção da industrialização do país e exportação para o mercado regional”.
Segundo a previsão do governo, espera-se que a central térmica comece a fornecer energia eléctrica em 2024. (DIÁRIO ECONÓMICO)
Para mais informações queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz para questões gerais e para questões relacionadas com o sexto concurso, por favor enderece as suas questões para o 6th.concurso@inp.gov.mz .