Moçambique na Rota dos Fornecedores de Energia Eléctrica da SADC

Moçambique na Rota dos Fornecedores de Energia Eléctrica da SADC

Maputo, 28 de Junho de 2021 -Gás Natural de Moçambique vai gerar energia para os países da Região, ​assegura Max Tonela.

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse, no último dia do Fórum de Negócios da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que o gás natural será a principal matéria-prima de geração de energia eléctrica em Moçambique e na região. O objectivo, é a breve trecho substituir pelo gás natural, todos os projectos que utilizam carvão, como principal fonte de geração de energia. 

O dirigente referiu ainda que Moçambique joga um papel preponderante no fornecimento de energia na região, devido ao potencial de recursos em gás natural de que dispõe, mercê das descobertas realizadas na década 60, na Bacia de Moçambique, e desde 2010 na Bacia do Rovuma.  Neste momento, o nosso país exporta energia eléctrica para cinco países da região. 

Refira-se que a inexistência de infraestruturas de electricidade suficientes em Moçambique e o fornecimento de energia com qualidade às empresas, é um dos factores que emperra a realização de negócios no país e na região. Entendem, por isso, os empresários, ser premente a criação de uma rede de infraestruturas de transporte de energia eléctrica e exportação desta energia para os diferentes países da região.

Num outro prisma, os homens de negócios debateram as possíveis soluções para incrementar negócios entre os integrantes do bloco regional, tendo constatado que, actualmente o negócio entre os países da SADC é fraco devido ao excesso de burocracia na remoção das barreiras tarifárias, elemento crucial para impulsionar esta área, para além da deficiência de infraestruturas em forma de estradas, caminhos de ferro, pontes e linhas de transporte de energia eléctrica. As questões fitossanitárias e a circulação de pessoas e bens na região, que continua deficiente, são apontados também como elementos que dificultam a realização de negócios na região.

Por isso, os governos têm estado a investir na construção de infraestruturas de transporte de energia, incluindo estradas e pontes, por forma a operacionalizar diversos projectos estruturantes e negócios entre os países da SADC.

A criação do one stop shop, é indicado como provável catalisador, para incentivar o comércio, assim como a livre circulação de bens e pessoas. Presentemente, Moçambique está a trabalhar na revisão da Pauta Aduaneira, tendo em vista dinamizar o negócio entre os integrantes da SADC, apontou o Presidente da Confederação das Associações Empresariais de Moçambique – CTA.

 O Fórum de Negócios da SADC decorreu de 22 e 23 de Junho corrente, à margem da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada ontem, 23 de Junho.

A Cimeira Extraordinária, discutiu, dentre outros aspectos, o apoio regional à Moçambique na abordagem do terrorismo, progressos na resposta regional ao à pandemia da COVID-19 e progressos alcançados ao longo a existência da SADC.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.