Primeiro Furo na Área A5-A no Último Trimestre de 2021
MAPUTO, 25 de Maio de 2021-A Eni planeia executar o primeiro furo de pesquisa, na área A5-A, no último trimestre de 2021 e inícios de 2022.
A área foi concessionada a esta companhia, em resultado do 5 concurso para a concessão de áreas para pesquisa e produção de petróleo.
Neste momento, decorrem trabalhos de avaliação da informação sísmica existente. Esta actividade está integrada no Programa de Trabalho acordado com o Governo, quando foi assinado o Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção (CCPP).
A área A5-A localiza-se ao largo da costa de Angoche, na província de Nampula, a uma profundidade que varia dos 300 e os 1800 metros. O período de pesquisa tem a duração de 8 anos e foi dividido em três subperíodos de pesquisa, sendo o primeiro de 4, a contar da data da assinatura do contrato, e os restantes dois subperíodos subdivididos em 2 anos cada. Refira-se que o CCPP foi assinado em Outubro de 2018 entre o Governo de Moçambique e a Eni, Sasol e ENH, E.P.
O primeiro subperíodo de pesquisa contempla ainda a aquisição de 4.500 km2 de dados sísmicos 3D, a perfuração de outros dois furos de pesquisa a profundidade de 3.800 metros medidos a partir do nível médio das águas do mar (mTVDSS) ou até ao Eoceno, conforme o que ocorrer primeiro, mas de qualquer modo até a uma profundidade mínima de 2.800 metros medidos a partir do nível médio das águas do mar (mTVDSS) e concluir outros estudos no valor USD 5 milhões.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.