Projecto Coral Sul FLNG Anima Sector Económico em Pemba
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia, o INP e a ENI Rovuma Basin-parceiros da Área 4, uniram forças para promover o "Local" em Cabo Delgado.
A partilha de informação, a inclusão e transparência nas oportunidades do Projecto Coral Sul FLNG foram o mote do evento que juntou perto de 200 participantes, representando diferentes segmentos da sociedade, desde a comunidade empresarial local, agremiações económicas, incluindo autoridades nacionais.
Coube, aliás, ao Vice Ministro dos Recursos Minerais e Energia, António Osvaldo Saíde, o papel de dirigir a cerimónia de abertura do Workshop das Oportunidades do Projecto Coral Sul FLNG, acompanhado pelo Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, António Supeia, o Coordenador do Grupo Multissectorial de Conteúdo Local, Henrique Cossa e o Presidente do Conselho de Administração do INP Nazário Bangalane.
António Saíde referiu que um dos objectivos do Workshop era apresentar a estratégia do Governo de Moçambique para apoiar as empresas e os moçambicanos no acesso às oportunidades da indústria de petróleo e gás, como é o caso do “diagnóstico de empresas” visando obter uma visão do nível de preparação das empresas moçambicanas para prestar serviços e fornecer bens a este sector.
Discursando no acto da abertura do evento, o Presidente do Conselho de Administração do INP, afirmou que o aprimoramento da disponibilização e da acessibilidade da informação de qualidade que concorra decisivamente para a maximização da participação dos cidadãos e da comunidade empresarial, na importante cadeia de valor da indústria extractiva, constitui parte do núcleo em volta do qual a acção do INP recai, tendo em conta o papel de promoção e de regulação das operações petrolíferas no país.
Falando à margem do evento, o PCA do INP referiu que a ocasião servia para as partes relevantes sentarem e engajarem-se no esclarecimento e na divulgação das reais oportunidades que o projecto liderado pela multinacional italiana tem a oferecer ao país.
Para além da divulgação das oportunidades no Workshop, a ENI capacitou PMEs em matéria de requisitos e critérios de acesso às oportunidades de fornecimento de bens e serviços, através de uma sessão de treinamento que contou com cerca de 50 empresas.
A ENI e os parceiros prometeram divulgar as várias oportunidades de negócios para as empresas nacionais nos próximos 4 anos no âmbito do plano de contratação de bens e serviços da concessionária, numa fase em que se está na beira do início de produção e exportação de gás natural na Bacia do Rovuma, através da unidade de liquefação de gás, Coral Sul FLNG. A ENI Rovuma Basin está comprometida com o desenvolvimento do Conteúdo Local, afirmou na ocasião, Ivan Codognotto, representante da ENI.
Recorde-se que o projecto Coral Sul FLNG, é um projecto de gás natural localizado na Área 4 da Bacia do Rovuma, cujo objectivo principal é desenvolver o reservatório de gás Coral , através de uma infraestrutura flutuante de produção e liquefação de gás natural (FLNG), localizada em águas profundas offshore, a mais de 50km de Cabo Delgado Continental.
O Plano de Desenvolvimento deste projecto foi aprovado em 2016 e prevê a contratação de mais de 800 moçambicanos, sendo que 600 destes, de acordo com os dados partilhados pela Concessionária, já se encontram a trabalhar em empregos directos e indirectos do projecto.
As concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma incluem a Mozambique Rovuma Venture (MRV) S.p.A. que é uma Joint Venture co-propriedade da Eni, ExxonMobil e CNODC, com de 70% de interesse participativo, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (ENH), com 10% de interesse participativo, a Galp Energia Rovuma B.V. com 10% de interesse participativo e a KOGAS Moçambique Ltd., com 10% de interesse participativo.
Para mais informações, queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz e visitar as nossas páginas de facebook, linkedIn e do Sexto Concurso para estar a par desta e outras matérias de destaque.