Vendas Globais de Gás da Novatek Recuperam

BELT & ROAD NEWS

Maputo, 30 de Julho de 202-A recuperação da procura global e dos preços do gás natural impulsionou os lucros do maior produtor de gás independente russo, a Novatek, colocando as receitas das suas vendas internacionais acima das receitas das vendas domésticas pela primeira vez desde 2019.

Segundo a publicação da Upstream, a Novatek afirmou no seu último relatório financeiro que ganhou quase 143 mil milhões de rublos (1,9 mil milhões de dólares) com os fornecimentos de gás natural liquefeito, condensado e petróleo bruto aos mercados internacionais no segundo trimestre deste ano, enquanto que as suas vendas domésticas se elevaram a 118 mil milhões de rublos.

Em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, o mercado interno da Rússia gerou a maior parte das receitas para o produtor de gás.

A procura interna ajudou a empresa a continuar a investir nos seus ambiciosos e caros projectos de exportação de GNL, tais como o Arctic GNL 2, apesar da queda na procura de gás proveniente dos mercados centrais da Novatek na Europa e Ásia-Pacífico. A Novatek disse que tinha investido quase 103 mil milhões de rublos na Arctic LNG 2 e outros desenvolvimentos a montante, na primeira metade de 2020, mas reduziu as despesas de capital nestes projectos para 89 mil milhões de rublos na primeira metade de 2021.

Para o primeiro semestre deste ano, a Novatek relatou receitas totais de mais de 501 mil milhões de rublos contra 323 mil milhões de rublos no primeiro semestre de 2020, de acordo com a sua demonstração financeira consolidada.

A Novatek ganhou 261 mil milhões de rublos entre Abril e Junho, contra 141 mil milhões de rublos no mesmo trimestre do ano passado. Novatek declarou que o rendimento líquido para o segundo trimestre deste ano mais do que duplicou atingindo 99 mil milhões de rublos.

A produção de gás pela Novatek e as suas empresas comuns cresceu quase 7%, para 40,1 mil milhões de metros cúbicos, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. A produção de condensado e petróleo também aumentou 5% para cerca de 306.000 barris por dia no período abrangido pelo relatório.

A empresa também revelou ter pago apenas 1,66 mil milhões de rublos ao produtor petrolífero estatal Gazprom Neft para concluir um acordo de compra da participação de 49% na Gazpromneft-Sakhalin, no início deste mês.

Moçambique tem buscado reforçar os laços de parceria com algumas petrolíferas Russas, com o objectivo de apropriar-se das experiencias e conhecimento no que diz respeito a pesquisa e exploração de hidrocarbonetos. A nível de prospecção de recursos em Moçambique, um dos exemplos a destacar é a Rosneft que detem participacoes em alguns áreas a saber, Área A5-B, Área Z5-C, e Área Z5-D.

Com o grande potencial de Gás Natural que já foi identificado em diferentes regiões do país, particularmente na Bacia do Rovuma, Moçambique está destinado a ser um dos maiores fornecedores de GNL ao longo da presente década. Com maior estabilidade no país, prevê-se crescimento no fluxo de investimentos no sector. 

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.