Quais são os Riscos Associados as Operações Petrolíferas?

Quais são os Riscos Associados as Operações Petrolíferas?

Maputo, 11 de Marco de 2021 - Qualquer área de trabalho, que utiliza equipamento pesado como componente principal, terá sempre um risco elevado associado ao manuseamento desse equipamento. Na indústria de petróleo e gás acontece o mesmo. 

Temos por exemplo, actividades de perfuração, de processamento de hidrocarbonetos, de instalação de gasodutos, entre outras, que apresentam sempre um risco durante a sua execução. A seguir, apresentamos exemplos de alguns acidentes com maior probabilidade de ocorrência:

incêndios - Gases inflamáveis ​​e produtos químicos são manuseados e tratados de forma frequente na indústria petrolífera. Esses compostos voláteis apresentam um grande risco de incêndio. Mesmo o menor dos vazamentos, por exemplo, tem ramificações potencialmente catastróficas, causando graves prejuízos ambientais e económicos.

Queda de pessoas e de objectos - A indústria frequentemente exige que os trabalhadores acessem máquinas e plataformas bem acima do solo, colocando-os em maior risco de queda. O sector há muito melhorou as suas diretrizes em relação às quedas e, felizmente, as quedas são responsáveis ​​por relativamente poucos acidentes no sector na actualidade. 

Inalação de produtos tóxicos - Há campos de petróleo e gás que podem ter compostos  tóxicos, por exemplo enxofre, como um dos componentes de sua corrente. Em caso de fuga/escape destes produtos, as pessoas em volta podem ser gravemente afectadas, daí a necessidade de se medir regularmente a presença ou não desses compostos durante as operações. 

Trabalho em espaços confinados - O trabalho em espaços confinados, ou seja, áreas não projectadas para a ocupação humana contínua, é considerado um dos grandes riscos nas operações petrolíferas, pois envolve o trabalho em locais com meios limitados de entrada e saída, com ventilação precária, podendo existir elementos contaminantes e perigosos à saúde do trabalhador.

Derrames de petróleo ou derivados - Podem acontecer durante as operações e são prejudiciais para o meio ambiente com consequências negativas para os ecossistemas e actividades humanas, pois o derrame de petróleo ou derivados desencadeia uma série de prejuízos para o ecossistema, causando alterações químicas e físicas no ambiente, além de prejudicar a vida existente no local das operações.

Colisões de veículos - Colisões entre veículos apresentam o risco mais mortal da indústria, quando examinados estatisticamente. A fadiga e o pré-planejamento insuficiente estão entre as principais causas desses acidentes rodoviários.

Estes e outros riscos são vastamente analisados sendo que as autoridades e a própria indústria têm criado regulamentos e padrões para evitar ou pelo menos minimizar o impacto destes riscos. 

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.