23-11-2022 | MAPUTO | "UM PROJECTO QUE DISSIPA DÚVIDAS"-FILIPE NHUSI INAUGURA PLATAFORMA FLUTUANTE
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje o megaempreendimento Coral Sul FLNG em Cabo Delgado.
A província de Cabo Delgado, norte do país, continua na mó de cima e em crescente apoteose.
Se há sensivelmente semana e meia foi confirmado o envio das primeiras unidades de Gás Natural Liquefeito, produzidos na Área 4 offshore da Bacia do Rovuma, esta manhã foi oficialmente inaugurada a mega infra-estrutura que irá, ao longo dos próximos 25 anos, sustentar toda a unidade fabril e operacional, que viabilizará a liquefação de gás natural, no âmbito do projecto Coral Sul FLNG, liderado pela concessionária italiana ENI.
Trata-se de uma complexa, multifuncional e imponente unidade de produção com 432 metros de comprimento, 66 metros de largura, pesando cerca de 220.000 toneladas, e pode acomodar 350 pessoas. A infraestrutura conta com uma tecnologia de ponta inovadora que permite o uso eficiente de energia no processo de refrigeração do gás.
Por meio de um Contrato de Compra e Venda de Longo Prazo, serão produzidos 3.37 milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano, utilizando os 4.7 triliões de pés cúbicos (Tcf) do reservatório Coral Sul, localizado na Área 4 da Bacia do Rovuma, ao longo dos próximos 25 ano e levados aos mercados internacionais por via de cargueiros que irão atracar junto à Plataforma.
Coube ao Chefe de Estado cortar a fita que simbolizava o momento. Visivelmente impressionado com a dimensão e funcionalidades oferecidas pela infra-estrutura e num tom optimista, Nyusi agradeceu aos jovens moçambicanos que com o seu labour e destreza trabalharam arduamente desde o início do projecto para assegurar a sua implementação, fazendo valer Moçambique com os seus actos.
Discursando na presença de altos dignitários do Estado e membros da comunidade empresarial nacional, Nyusi destacou o papel preponderante dos parceiros da Área 4 e perseverança em investir neste projecto cuja materialização dissipa todas as dúvidas sobre o nosso potencial em recursos e confirma o bom momento que o país atravessa como receptor de altos investimentos nacionais e estrangeiros.
Num outro desenvolvimento, o Chefe de Estado reconheceu o esforço dos técnicos moçambicanos que muito trabalharam para assegurar a implementação do projecto e fechar os Contratos de Compra e Venda, particularmente dos Ministérios dos Recursos Minerais e Energia, Economia e Finanças, Transportes e Comunicações, Trabalho, Emprego e Segurança Social, assim como do Instituto Nacional de Petróleo, do Banco de Moçambique e da nossa Empresa Nacional de Hidrocarbonetos.
O Presidente Nyusi recordou que esta inauguração ocorre depois de um longo período de consertação e lançou uma mensagem de esperança mas também de apelo à contenção de expectativas, exortando à diversificação da economia, com maior ênfase ns actividades tradicionais como a agricultura, a pesca, projectos da área de energia, minerais preciosos, entre outros.
A finalizar, enfatizou a intenção do Governo em continuar a dar importância ao conteúdo local e assegurar a alocação de fundos para o desenvolvimento das áreas onde decorre a exploração dos recursos naturais. Recorde-se que a plataforma Coral Sul FLNG, que já está em operação foi construída pelas concessionárias da Área 4, nomeadamente, a ENH, com 10% de interesse participativo, MRV com 70%, a GALP ENERGY e a KOGAS, ambas com 10%. Realce-se que a sua construção, que iniciou em 2018, ocorreu em diferentes centros operativos dispersos pelo mundo, sendo que a principal componente foi construída nos estaleiros da Samsung Heavy Industries, na ilha de Goeje, Coreia do Sul.
Para mais informações, queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz e visitar as nossas páginas de facebook e linkedIn.