Geólogo Fala Sobre Pesquisa de Hidrocarbonetos em Moçambique

Geólogo Fala Sobre Pesquisa de Hidrocarbonetos em Moçambique

Maputo, 12 de Outubro de 2020 – Moçambique possui um potencial muito grande para a ocorrência de hidrocarbonetos. O lançamento do 5˚ Concurso para Áreas de Concessão para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos atesta esse facto. Todavia, até chegar-se a fase de produção de recursos há meticulosos percursos que se trilham e um deles passa pela realização de pesquisas, tanto na parte onshore assim como na área offshore.  

Falando em entrevista, José Branquinho, Geólogo e Director de Avaliação de Recursos no Instituto Nacional de Petróleo-INP, explica que pesquisa de hidrocarbonetos é o conjunto de processos que visam delimitar as áreas onde possa existir um potencial de acumulação de hidrocarbonetos, numa determinada bacia sedimentar. Na mesma brecha, o gestor esclarece que as pesquisas podem ocorrer, tanto na parte marítima, o caso em que a designação usada é offshore ou na parte continental, o caso em que a designação adoptada é onshore, destacando as que conduziram ao desenvolvimento dos projectos de gás em Pande e Temane, a sul do país, ambas assentes na Bacia de Moçambique.

Branquinho aponta ainda que se designa bacia à uma entidade geológica que possui condições de receber e acomodar certos sedimentos, sublinhando que sedimentos refere-se aos detritos resultantes de processos de meteorização de rochas e que são posteriormente transportados até àquele espaço denominado bacia sedimentar.

Os anais sugerem que as primeiras pesquisas de hidrocarbonetos em solo pátrio remontam ao ano de 1904. Estas pesquisas resultaram na descoberta de bacias sedimentares de grande espessura, com perspectivas para a ocorrência de petróleo ou gás. Porém, em virtude da então tecnologia ser bastante incipiente, os resultados finais não foram os mais desejados. Todavia, consta que a partir de 1948, algumas companhias de petróleo desenvolveram uma extensa actividade de pesquisa, principalmente nas zonas do litoral. Como resultado, o campo de gás de Pande foi descoberto em 1961, seguido das descobertas de gás em Búzi em 1962 e Temane em 1967. Recentemente, no âmbito do segundo Concurso Público de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos a Anadarko Moçambique Área 1, então operadora da Área 1 offshore da Bacia do Rovuma anunciou a descoberta de gás natural em um campo denominado Windjammer.

O geólogo José Branquinho prestou estas explicações numa entrevista cedida à Rádio Moçambique, numa iniciativa do INP, visando a melhoria da literacia em matérias ligadas à indústria de petróleo e gás em Moçambique.

 

 

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.