Alcançado Fecho Financeiro do Projecto Golfinho/Atum
Maputo, 25 de Março de 2021 – A Total E&P Mozambique Área 1, Limitada “TEPMA1”, operadora da Área 1, anunciou ontem ter alcançado o Fecho Financeiro do Projecto Golfinho/Atum, um marco que representa a última etapa do processo que tem em vista o financiamento do projecto de produção e liquefacção de gás natural da Área 1 da Bacia do Rovuma.
O Fecho Financeiro significa a execução de todos os Acordos de Financiamento necessários para o Projecto e o cumprimento das condições precedentes para o desembolso inicial de fundos no âmbito do projecto.
“Este acto representa a materialização de uma das etapas cruciais do projecto, pois estão garantidas todas as condições para o início do desembolso dos 16 biliões de fundos externos que vão financiar o projecto”, refere Carlos Zacarias, Presidente do Conselho de Administração do INP.
Recorde-se que o Projecto Golfinho/Atum, que vai produzir e liquefazer 13.12 milhões de toneladas por ano de gás natural, a partir de uma planta a ser instalada em terra, vai investir cerca de 20 biliões de dólares norte americanos, dos quais cerca de 4 biliões serão provenientes de fundos próprios das concessionárias e os cerca de 16 biliões de dólares norte americanos de fundos alheios, desembolsados pelos credores do projecto.
São concessionárias da Área 1 da Bacia do Rovuma a Total E&P Mozambique Área 1, Limitada, com 26.5% de interesse participativo, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P. (ENH) com 15%, a Mitsui E&P Mozambique Área 1, com 20%, a ONGC Videsh Ltd, com 10%, a Beas Rovuma Energy Mozambique Ltd, com 10%, BPRL Ventures Mozambique B.V., com 10%, e a PTT Mozambique Área 1 com 8.5% de interesse participativo.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.