Aprovados Instrumentos que Viabilizarão a Implementação do Projecto Golfinho/Atum
![Aprovados Instrumentos que Viabilizarão a Implementação do Projecto Golfinho/Atum Aprovados Instrumentos que Viabilizarão a Implementação do Projecto Golfinho/Atum](/var/corporate/storage/images/news2/aprovados-instrumentos-que-viabilizarao-a-implementacao-do-projecto-golfinho-atum/13026-2-por-MZ/Aprovados-Instrumentos-que-Viabilizarao-a-Implementacao-do-Projecto-Golfinho-Atum_articleimage.jpg)
Maputo, 17 de Março de 2021 – O Conselho de Ministros, reunido na sua 8.ª Sessão Ordinária, aprovou, em instrumentos separados, os Termos e Condições do Acordo Complementar ao Contrato de Concessão para a Pesquisa e Produção na Área 1 da Bacia do Rovuma e o Aditamento ao Acordo Directo de Financiamento do Projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) Golfinho/Atum, aprovado pelo Decreto n.º 51/2019, de 12 de Junho, ora alterado e complementado pelo Decreto n.º 39/2020, de 12 de Junho, visando contemplar as alterações resultantes da entrada da Total E&P Mozambique Área 1 Lda.
O Acordo Complementar vai permitir a constituição da Moz LNG1 HoldCo, Limitada, como Entidade de Objecto Específico, para deter e gerir as quotas e infraestruturas da AssetCo. . O acordo permitirá, igualmente, a constituição da Moz LNG1 AssetCo, Limitada, uma Entidade de Objecto Específico, criada com o objectivo de construção e desenvolvimento de infraestruturas no projecto e beneficiar de determinados direitos e privilégios no desempenho das actividades para as quais tenha sido autorizada, em nome de todas as Concessionárias da Área 1, conforme especificado no decreto aprovado.
O aditamento ao Acordo Directo do Financiamento do Projecto de GNL Golfinho/Atum visa contemplar o reconhecimento das garantias constituídas em benefício dos Financiadores do Projecto, bem como, o reconhecimento pelos direitos dos mesmos , incluindo os direitos de substituição e de remediação, em face do Acordo Complementar relativo ao Campo Golfinho/Atum.
Ainda na mesma sessão, o Conselho de Ministros aprovou a Adenda ao Plano de Desenvolvimento do Projecto Golfinho/Atum. Esta aprovação visa adequar os aspectos de desenvolvimento, propriedade, construção, financiamento, operação e manutenção do Projecto, designadamente, reconhecimento da entrada da TOTAL como Concessionária e Operadora, em substituição da Anadarko; autorização da modificação da capacidade instalada das duas unidades de GNL de 12 para 13,12 MTPA; incorporação das actualizações sobre a Estrutura de Financiamento do Projecto, incluindo as fontes, a estrutura, principais pressupostos e cronograma; bem como incorporar modificações ao quadro contratual de modo a:
a) incluir os termos e condições do Acordo Complementar ao Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção relativo ao Campo Golfinho/Atum;
b) Contemplar as novas Entidades de Objecto Específico a serem constituídas ao abrigo do Decreto-Lei, e contemplar as suas funções no Projecto, segundo as autorizações; e
c) Reflectir o Contrato de Concessão do Terminal Marítimo de GNL e o Contrato de Concessão da Instalação de Descarga de Materiais.
Com esta Adenda, o Projecto Golfinho/Atum irá produzir e liquefazer 13.12 milhões de toneladas por ano (mtpa), num investimento USD 20 biliões. O Projecto prevê a geração de lucros directos na ordem dos USD 64.2.8 biliões, dos quais cerca de USD 32.7 biliões para o Estado moçambicano durante 25 anos da implementação do projecto, resultantes de Impostos (IPP e IRPC), bónus, taxas e da partilha do petróleo-lucro.
Não obstante a desaceleração das actividades e todas as dificuldades criadas pelo impacto do COVID 19, os parceiros da Área 1 continuam a trabalhar de modo a cumprir com o cronograma de actividades e assegurar que a primeira produção e exportação de gás natural ocorra em 2024.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.