Bacia do Rovuma: Total Obrigada a Rever Plano de Remobilização
Maputo, 29 de Março de 2021 – A concessionária francesa viu-se obrigada a rever o seu plano de retoma ao pleno das actividades em Afungi devido aos últimos desenvolvimentos ocorridos a meio da semana passada no distrito de Palma.
Como medida de contingência imediata, face a alteração significativa das condições do local onde se desenvolvem as actividades do projecto de gás natural da Área 1 da Bacia do Rovuma, a Total, líder do consórcio, decidiu reduzir ao nível mínimo a força de trabalho no estaleiro em Afungi, com implicações imediatas no processo de remobilização do projecto que estava prevista no início da semana anterior. A concessionária informou que a intenção de retoma está, do momento, suspensa.
Numa comunicação recente, a concessionária refere que, após o ataque na quarta-feira, dia 24 de Março, em Palma, uma vila localizada perto do estaleiro do Projecto Golfinho/Atum em Afungi, está a acompanhar a situação atentamente, em interacção com as autoridades e equipas locais.
Na mesma comunicação, a Total reitera a sua preocupação com a segurança da massa laboral afecta ao Projecto sob sua direcção, afirmando que “a prioridade absoluta da Total é garantir a segurança e a protecção das pessoas que trabalham no projecto ”. No mesmo diapasão a Concessionária mostra-se solidária às comunidades locais e particularmente às famílias directamente afectadas pelos últimos ataques, “a Total expressa a sua solidariedade e apoio à população de Palma, aos familiares das vítimas e às pessoas afectadas pelos trágicos acontecimentos dos últimos dias” pode ler-se na comunicação que temos estado a citar.
Outra nota de destaque prende-se com o facto de não haver registo de óbitos entre os membros da força laboral que se encontrava no campo do projecto de Afungi.
Importa realçar que o controlo da zona de operação especial da área de segurança está a ser assegurado exclusivamente pelas forças de segurança pública de Moçambique e sem intervenção de qualquer segurança privada, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo e a TEPMA1.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.