Aprovada Decisão Final de Investimentos do PSA de Pande/Temane
![Aprovada Decisão Final de Investimentos do PSA de Pande/Temane Aprovada Decisão Final de Investimentos do PSA de Pande/Temane](/var/corporate/storage/images/news2/aprovada-decisao-final-de-investimentos-do-psa-de-pande-temane/12875-6-por-MZ/Aprovada-Decisao-Final-de-Investimentos-do-PSA-de-Pande-Temane_articleimage.jpg)
Maputo, 21 de Fevereiro de 2021 – O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, anuncia a aprovação da Decisão Final de Investimento (FID) no valor de 760 milhões de dólares norte americanos, ocorrida na última sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021, do Projecto que vai desenvolver os reservatórios de Inhassoro, Temane e Temane-Este, localizados a norte da província de Inhambane, no âmbito do Contrato de Partilha de Produção (PSA na sigla inglesa).
O investimento aprovado do projecto a ser implementado pela Sasol Petroleum Mozambique (SPM) e os seus parceiros, materializa a estratégia do Governo visando a transformação do gás natural em projectos que adicionem valor ao recurso e contribuam para a aceleração da industrialização e desenvolvimento económico de Moçambique.
O arranque da fase de desenvolvimento deste projecto que contempla a construção de uma nova unidade de processamento de petróleo leve e GPL está previsto para Julho do corrente ano, aguardando-se somente o fecho financeiro do projecto da Central Térmica de Temane e a aprovação dos Acordos de Monetização e Facilitação Comercial. Prevê-se ainda que o projecto venha a criar cerca de 3000 postos de trabalho até 2024.
Recorde-se que em 2020, o Conselho de Ministros aprovou a Emenda ao Plano de Desenvolvimento da SPM, referente aos Jazigos de Inhassoro, Temane e Temane-Este do Contrato de Partilha de Produção, através da Resolução n.º 3/2020, de 29 de Setembro, para permitir o desenvolvimento integrado de três grandes projectos, nomeadamente, a produção de 23 PJ/a de gás natural destinados a geração de energia eléctrica, através do projecto da Central Térmica de Temane, a produção de 30 000 toneladas de GPL, comumente chamado gás de cozinha, que vai alimentar o mercado nacional assim como a produção diária de 4000 barris de petróleo leve para a exportação.
Note-se que este é um dos projectos cruciais para o desenvolvimento económico de Moçambique enquadrado no Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.