Como os Dispositivos Tecnológicos Podem Apoiar o Sector de Petróleo E Gás em Moçambique?

Como os Dispositivos Tecnológicos Podem Apoiar o Sector de Petróleo E Gás em Moçambique?

Maputo, 30 de Novembro de 2020 – O advento da indústria de petróleo e gás em Moçambique constitui uma oportunidade sem precedentes a todos os níveis da sua cadeia de valor. Ao se expor o nosso tecido industrial aos novos dispositivos tecnológicos e aos impactos por estes gerados, a nossa expectativa é de que ocorra um processo indutivo e dinâmico e até agressivo de apropriações de conhecimento. Esta afirmação foi feita por Augusto Macuvele, Administrador do Pelouro de Pesquisa do INP quando convidado a falar sobre os investimentos feitos em tecnologia na área dos recursos naturais em Moçambique e o acesso desta pelas Pequenas e Médias Empresas.

Para Macuvele, a nossa classe empresarial deverá, em primeiro lugar, sentir de forma natural e espontânea a necessidade de buscar e apetrechar-se de dispositivos tecnológicos para melhorar a sua capacidade produtiva e, consequentemente, a sua competitividade no mercado. De seguida, ocorrerá uma maior disponibilização e acessibilidade destes dispositivos por consequência das demandas.

Contudo, é preciso que tenhamos presente que a fraca capacidade em termos de especialização para a adopção de novos dispositivos tecnológicos pode constituir um entrave para a rápida inserção das empresas no mercado nacional, referiu Macuvele. Por isso, será importante que a indústria local conheça uma maior robustez financeira e técnica, e tudo isto é possível ser desencadeado pelas oportunidades que a própria indústria apresenta ao país e por intermédio de parcerias.

Tomemos como exemplo o caso de sucesso dos jovens moçambicanos que estão neste preciso momento a participar activamente na construção e montagem da plataforma do projecto Coral Sul FLNG na Coreia do Sul, o país ganha pela transferência de conhecimento e uso de tecnologia, por estes jovens e ainda pelas receitas que serão geradas pelo projecto. Portanto a indústria tem o condão de não só transferir ganhos em receitas, mas também contribuir objectivamente na construção de uma massa capaz de adoptar e usar os dispositivos e as tecnologias associadas a indústria para o benefício da nação, finalizou Macuvele.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.