Multinacional Sul Africana Divulga Oportunidades de Negócios em Pande e Temane.

Multinacional Sul Africana Divulga Oportunidades de Negócios em Pande e Temane.

Maputo, 20 de Novembro de 2020 – Com foco nas Pequenas e Médias Empresas (PME), a petroquímica sul-africana Sasol, que implementa o projecto de produção de gás natural nas áreas Pande e Temane, na província de Inhambane, apresentou a 17 de Novembro, na cidade da Maxixe, o Programa de Oportunidades de Negócios do projecto. 

A iniciativa, segundo pudemos apurar junto da fonte da Sasol, visava, fundamentalmente, divulgar as oportunidades em termos de prestação de serviços disponíveis na cadeia de valor do projecto.

De acordo com os responsáveis de Conteúdo Local da Sasol, participaram no evento, 159 pessoas sendo que 80 presencialmente e 79 acederam ao referido evento virtualmente. Estes participantes representavam as empresas convidadas ao evento.

A fonte da multinacional referiu ainda, em nota, que o programa de Desenvolvimento de Fornecedores e de empresas locais, foi definido para alcançar 100 empresas de Maputo e Inhambane, sendo implementado por um período de 3 anos, em 5 ciclos de 6 meses cada. Neste momento o programa continua suspenso devido às limitações impostas pela Pandemia da COVID-19, não obstante, a Sasol está a avaliar internamente alternativas para dar continuidade ao programa.

Em termos de fornecimento de bens e serviços a fonte revela que desde o início do projecto a Sasol contratou 1527 empresas nacionais e registadas em Moçambique e, durante o mesmo período, foram criados mais de 300 postos de trabalho permanentes e mais de 3500 postos de trabalho indirectos. Até hoje, a Sasol gastou aproximadamente $1.56 biliões na aquisição de bens e serviços a nível nacional, dos quais aproximadamente 44% ($692 milhões) foram pagos a fornecedores moçambicanos e fornecedores registados em Moçambique. Estes dados constam da nota enviada a nossa instituição.

Refira-se que a Sasol emprega actualmente 233 trabalhadores dos quais 227 são nacionais e 6 estrangeiros. Os cargos de baixas e médias qualificações são ocupados 100% por trabalhadores moçambicanos, 94% ocupam posições de altas qualificações e 91% posições de gestão, garantiu a multinacional.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.