Descoberta técnica de gás natural área Onshore da Bacia do Rovuma
1. O Instituto Nacional de Petróleo (INP) anuncia que no âmbito da execução do furo Tembo-1 (BP-1), da Área Onshore, da Bacia do Rovuma, efectuou uma descoberta técnica de acumulação de gás natural.
2. A descoberta foi efectuada em rochas reservatórias areníticas, de idade cretácica. Análises preliminares indicam a existência de 11 metros de espessura de reservatório gás natural, o qual ocorre conjuntamente com algumas quantidade de condensado.
3. O furo Tembo-1 (BP-1) foi executado até a profundidade final de 4553m e atingiu, na sua parte mais profunda, sedimentos de idade Jurássica. O furo Tembo-1 (BP-1) foi encerrado e abandonado, decorrendo a avaliação com vista à determinação viabilidade comercial.
4. O furo Tembo-1 (BP-1) dista 178.4Km da cidade de Pemba km e 25.4Km da Sede do Distrito de Mocimboa da Praia.
5. De referir que o contrato de pesquisa e produção para a Área Onshore, foi celebrado a 18 de Abril de 2007, com a companhia canadiana Artumas , a qual cedeu a 1 de Dezembro de 2008, a posição de operador para a Anadarko.
6. O consórcio da área de pesquisa onshore é operado pela companhias petrolíferas Anadarko com 35.7%. Outras concessionárias e respectivas participações são Maurel&Pron SA (27.7%), ENH (15%), Wentworth Resources (11.6%) e PTT EP (10%).