I Seminário de Oportunidades Locais

Realizou-se no passado dia 10 de Agosto de 2018, o I Seminário de Oportunidades Locais na cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado.

Organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a Anadarko Moçambique Área 1 “Anadarko”, que com os seus parceiros irá implementar o projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), a partir do gás natural extraído nos campos Golfinho e Atum da Área 1 da Bacia do Rovuma, o seminário foi dirigido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

Trata-se do primeiro seminário de uma série de eventos a serem organizados para divulgar as oportunidades do projecto de GNL bem como fornecer informação às empresas nacionais sobre os requisitos necessários para fazer negócios com a Anadarko em termos de contratação de bens e serviços e oportunidades de emprego.

Neste primeiro seminário, a Anadarko anunciou estarem disponíveis 2.5 biliões de dólares norte americanos para cobrir despesas relacionadas com a contratação de bens e serviços a serem fornecidos por empresas moçambicanas ao projecto de GNL, durante a fase de construção da planta, para além das oportunidades de emprego e treinamento para nacionais.

No seu discurso, o Presidente da República referiu que é expectativa do Governo que este projecto de GNL dinamize o desenvolvimento da cadeia de valor à jusante, fomentando a industrialização do país, pelo que “o Governo tem estado em permanente interacção com as grandes empresas, a comunidade e a sociedade civil, para à introdução conjunta de práticas com o intuito de maximizar os ganhos dos moçambicanos”, exortando portando “os agentes económicos a organizarem-se em associações ou cooperativas para minimizarem os investimentos e maximizarem os ganhos”.

Dirigindo-se aos presentes, o Presidente da República referiu ser “visão do Governo que o ‘Conteúdo Local’ em Moçambique facilite a participação do nosso empresariado no mercado internacional de oferta de bens e serviços, de forma a tornar-se cada vez mais competitivo” sendo que o Governo irá “assegurar mais oportunidades locais de empregos e de qualificação de mão-de-obra nacional”. Para o efeito, torna-se necessário “potenciarmo-nos de qualificações técnicas e profissionais que nos permitam responder de forma igual e com elevada qualidade às oportunidades que se nos apresentem”, referiu o Chefe de Estado.

Prestes a terminar, o Chefe do Estado incentivou a banca nacional a “estudar formas de intervir neste processo, abrindo linhas de crédito de apoio aos empresários moçambicanos que manifestem interesse em fazer negócios no âmbito da implementação deste projecto”.

O Projecto, prevê um investimento de 30 mil milhões de dólares norte americanos, com a geração de lucros directos na ordem dos 61.5 mil milhões de dólares norte americanos, durante todo o projecto, dos quais cerca de 31 mil milhões de dólares norte americanos para o Estado até 2047, resultantes de Impostos e da partilha do petróleo-lucro.

Leia na íntegra o discurso do Presidente da República por ocasião do lançamento do I Seminário de Oportunidades Locais e informação sobre o projecto divulgada pela Anadarko.