Projecto de Produção de Gás de Pande/Temane – Blocos de Pande e Temane, Bacia de Moçambique

A produção nestes campos iniciou em 2004, com uma capacidade contratual de 120 MGJ/a (milhões de Giga joules/ano) e um investimento inicial de 1.2 biliões de USD. Em 2009 procedeu-se a expansão da capacidade de produção de 120 para 183 MGJ/a.

Em 2015 procedeu-se a expansão da capacidade de produção de 183 para 197 MGJ/a através da execução do Debottlenecking que consiste na modificação de alguns equipamentos na instalação para aumentar a capacidade de entrega de gás conforme estipulado nos contratos de compra e venda existentes. Actualmente a produção é de cerca de 190 MGJ/a (incluindo o gás queimado e o gás usado em operações).

Parte do gás natural produzido é comercializado no mercado sul-africano e outra parte disponibilizada ao mercado nacional para a geração de energia elétrica, transporte em veículos e como combustível em diferentes indústrias.

Pese embora as actividades tenham abrandado devido o COVID-19, a Sasol destacou a importância da continuação das suas operações e actividades críticas em Moçambique, observando na íntegra as medidas decretadas pelo Governo bem como procedimentos internos da Sasol para evitar a propagação do COVID-19.