Acordo de Compra e Venda (Sales and Purchase Agreement - SPA) de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a empresa chinesa CNOOC Gas e a Power Singapore Trading & Marketing Pte. Ltd. (CNOOC)
MAPUTO (01.02.2019) Anadarko Moçambique, operadora da área 1 da Bacia do Rovuma, anunciou hoje que a subsidiária Mozambique LNG1 Company Pte. Ltd., entidade propriedade conjunta das concessionárias da Área 1 responsável pelas vendas, assinou um Acordo de Compra e Venda (Sales and Purchase Agreement - SPA) de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a empresa chinesa CNOOC Gas e a Power Singapore Trading & Marketing Pte. Ltd. (CNOOC), que permitirá a venda de 1,5 milhão de toneladas por ano (MTPA) por um período de 13 anos.
Este é mais um marco importante que permitirá a viabilização integral do projecto de GNL com a planta de liquefacção de gás a ser implantada em terra, na península de Afungi, província de Cabo Delgado, composto inicialmente por duas unidades de processamento de GNL com capacidade total de 12,88 MTPA para o desenvolvimento dos campos de Golfinho / Atum, ambos localizados no mar.
Este acto, soma a aprovação no ano passado (2018), o Contrato de Compra e Venda de (CCV) de Gás Natural Liquefeito (GNL) entre a Mozambique LNG – 1 Company Pte, Ltd., e a Eléctricité De France (EDF). Esta aprovação abre caminhos para os requisitos da declaração da Decisão Final do Investimento – DFI para o projecto de LNG, em Palma, Cabo Delgado num projecto de grande dimensão liderado pela Anadarko Área – 1, Lda.
De referiri que, a Anadarko Moçambique Área 1, Lda, é concessionária e operadora da Área 1 da Bacia do Rovuma, com 26,5% de interesse participativo. São também concessionárias da Área 1 a ENH Rovuma Área 1, SA, com 15%, a Mitsui E & P Moçambique Area1 Ltd. com 20%, a ONGC Videsh Ltd. com 10%, a Beas Rovuma Energy Moçambique Limited com 10%, a BPRL Ventures Mozambique BV com 10% e PTTEP Mozambique Area 1 Limited com 8,5%.