Carlos Zacarias Continua Sendo a Aposta do Governo
Maputo, 05 de Maio de 2021 – O Conselho de Ministros aprovou, ontem, a recondução de Carlos Joaquim Zacarias ao cargo de Presidente do Conselho de Administração, para cumprir o seu segundo mandato como timoneiro desta entidade reguladora.
Carlos Joaquim Zacarias, Mestre em Geologia de Petróleos, é quadro do Ministério dos Recursos Minerais e Energia desde a década 90, tendo integrado a Direcção Nacional de Carvão Hidrocarbonetos que mais tarde foi transformada em regulador de upstream, ou seja INP. Em 2015, o dirigente desempenhou as funções de Administrador do Pelouro de Projectos e Desenvolvimento e, posteriormente, Administrador do Pelouro de Pesquisa do INP.
Esta recondução enquadra-se num contexto em que o sector enfrenta vários desafios, dentre os quais assegurar que os projectos de gás natural que estão a ser implementados em Moçambique gerem valor acrescentado para a economia nacional, catapultando outros sectores de actividade, permitindo catalisar e maximizar a participação de nacionais ao longo da cadeia de valor e do ciclo de vida dos referidos projectos.
Recorde-se que o PCA do INP teve um papel fundamental nos processos de concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos, que culminou com assinatura de importantes contratos de pesquisa e monetização do gás descoberto, principalmente, na Bacia do Rovuma, a norte da Província de Cabo Delgado.
A recondução de Carlos Zacarias foi aprovada pelo Conselho de Ministros, durante a 15.ª Sessão Ordinária realizada ontem, 4 de Maio de 2021.
Refira-se que o INP é a entidade responsável pela administração e promoção das operações petrolíferas em upstream.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.