INP Aguça a Atenção de Investidores em Dubai

INP Aguça a Atenção de Investidores em Dubai

Maputo, 08 de Fevereiro de 2022  O INP despertou o interesse de potenciais investidores para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos ao dissertar sobre o potencial existente em Moçambique, hoje, no contexto do dia dedicado ao país, na Expo Dubai 2020.

Após ter realizado o primeiro Roadshow Virtual de Exposição e Promoção do Sexto Concurso de Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, o INP escalou os Emirados Árabes Unidos, para participar nas actividades projectadas por Moçambique na Expo Dubai, evento que vem decorrendo naquele Emirado, desde Outubro do ano transacto.

Este evento, que conta com a presença de mais 200 representantes oficiais de várias nações, prevê mais de 20 milhões de visitantes e, segundo o comité organizador, tem como objetivo, construir parcerias entre as nações e inspirar ideias que irão forjar o mundo do amanhã.

A Expo Dubai constitui uma excepcional plataforma de parcerias, de geração de oportunidades de negócios e de atracção de investimentos para Moçambique. Foi precisamente com base nestes pressupostos que uma equipa, do INP, integrou a delegação do país liderada pelo Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário. A participação do INP tem como pano de fundo a promoção do 6° Concurso de Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, cuja fase de pré-qualificação encerra a 28 de Fevereiro corrente. Saiba mais sobre o Concurso aqui.

Discorrendo em torno das áreas colocadas em oferta no 6° Concurso, Carlos Joaquim Zacarias, PCA do INP, referiu que estão disponíveis ao investimento 16 novas áreas, com um importante valor prospectivo, todas localizadas em zonas offshore. O PCA apelou a comunidade empresarial ali reunida a apresentar as suas propostas, tendo em conta o vasto repertório de informação geotécnica disponível para o licenciamento.

Zacarias, destacou também o forte condão em termos de investimentos, bem como a componente de Conteúdo Local que acompanham o desenvolvimento dos futuros projectos de petróleo e gás natural em Moçambique, tendo apontado, à título de exemplo, as oportunidades no sector imobiliário, logística, transporte, construção civil, engenharia e provisão de bens e outros serviços industriais aos mega projectos de sector.

Vale a pena recordar que o gás natural é uma das fontes de energia mais amiga do ambiente e a que melhor alternativa apresenta para uma transição energética sustentável, considerou o Presidente do INP.

Refira-se que a Expo é um dos maiores certames de intercâmbio económico cultural e financeiro do mundo e deverá prolongar-se até aos finais do próximo mês de Março.

Para mais informações queira, por favor,  contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000 ou pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz.