CORAL SUL FLNG – Montado Último Módulo de Produção da Plataforma Flutuante

CORAL SUL FLNG – Montado Último Módulo de Produção da Plataforma Flutuante

Maputo, 5 de Novembro de 2020 – Os parceiros da Área 4 anunciaram a montagem do último módulo de produção da plataforma Coral Sul FLNG. Trata-se do 13° módulo de superfície do casco da plataforma que compõe o total de módulos da planta de tratamento e liquefacção de gás natural da Plataforma Coral Sul FLNG. 

A montagem deste módulo marca o fim da campanha do fabrico dos módulos onshore, construção do casco e dos módulos de produção da plataforma flutuante que iniciou em Setembro de 2019, seguido do lançamento do casco em Janeiro de 2020 e a montagem do primeiro módulo de produção em Maio do mesmo ano. Não obstante este marco, o processo de construção continua, estando a decorrer actividades de integração e comissionamento.

Reagindo ao anúncio, Carlos Zacarias, Presidente do Conselho de Administração do INP, referiu que “Este é mais um marco que demonstra o total comprometimento das concessionárias da Área 4 em completar todas as fases do projecto, dentro do cronograma acordado com o Governo e garantir que o primeiro gás do Rovuma seja produzido e exportado em 2022”. Este é sem dúvidas um projecto que vai mudar a face de Moçambique, frisou Zacarias.  

Por sua vez, Roberto Dall’Omo, Director Geral da Eni Rovuma Basin, referiu que “Esta é uma grande conquista para os Parceiros da Área 4, em meio a todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, e confirma nosso compromisso com o desenvolvimento bem sucedido do Projecto Coral Sul.” 

Recorde-se que esta é a primeira plataforma flutuante de gás natural liquefeito a operar em águas profundas à nível mundial, a mais de 2000 metros de profundidade, e está a ser construída no estaleiro naval da Samsung Heavy Industries, na Coreia do Sul. O plano de conteúdo local do projecto oferece oportunidade de formação e emprego em Moçambique e no estrangeiro, confirmando o compromisso contínuo dos Parceiros da Área 4 com o desenvolvimento sustentável e de longo prazo do país.

 

O Projecto Coral Sul FLNG teve a Decisão Final de Investimento anunciada a 01 de Junho de 2017 e prevê:

  • A Concepção de uma unidade flutuante de liquefação de gás natural (FLNG) a ser instalada no mar com capacidade para produzir 3.4 MTPA (milhões de toneladas por ano), usando os recursos provenientes do reservatório isolado Coral Sul com potencial de recurso de cerca de 15.7 TCF’s;
  • A Perfuração de 6 furos de produção de gás, cuja campanha de perfuração iniciou em Setembro de 2019 mas devido a COVID 19 foi interrompida e a completação de furos foi reprogramada para 2021;
  • Um investimento de 7 biliões de dólares norte americanos, podendo gerar lucros directos na ordem dos 39.1 biliões dos quais cerca de 19.3 biliões de dólares para o Estado Moçambicano durante a duração do projecto que é de 25 anos.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture incorporada de propriedade da Eni, ExxonMobil e CNPC, que detém uma participação de 70% no contrato de concessão de exploração e produção da Área 4. O consórcio inclui ainda a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (ENH), a Galp Energia Rovuma B.V. e KOGAS Moçambique Ltd. cada uma delas com 10% de interesse participativo.  A Eni lidera a construção e operação da instalação flutuante de gás natural liquefeito em nome da MRV.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.