Projecto Coral Sul FLNG
O projecto Coral Sul FLNG, diferente do Golfinho/Atum, será desenvolvido através de uma infraestrutura flutuante de produção e liquefação de gás natural (Floating Liquified Natural Gas), localizada em águas profundas (offshore), a mais de 50 km de Cabo Delgado continental. A plataforma flutuante está a ser construída na Coreia do Sul e em outras partes do mundo, significando uma necessidade de mão-de-obra reduzida se comparada ao projecto Golfinho/Atum.
Com efeito, serão criados cerca de 858 novos empregos directos, indirectos e induzidos durante o ciclo de vida do projecto.
Em termos de contratações directas, a Eni Rovuma Basin e Coral FLNG irão gerar 386 postos de trabalho directo, dos quais 90% nacionais, o que representa um total de 350 moçambicanos.
Aproximadamente 200 empregos induzidos serão criados nos sectores de manutenção, segurança, marinha, aviação, alimentação, acomodação, transporte, limpeza, etc. É importante realçar que 305 moçambicanos já estão absorvidos pelo projecto e suas principais contratadas.
O gráfico abaixo ilustra a posição actual da força de trabalho do Projecto Coral Sul FLNG, distribuídos pelo projecto em si e pelas principais contratadas e subcontratadas do projecto. Actualmente, a força de trabalho total do projecto incluindo suas contratadas e subcontratadas encontra-se nos 820 postos de trabalho face aos 922 postos assumidos pelo projecto quando da submissão do Plano de Desenvolvimento.