Projecto Rovuma LNG

O projecto Rovuma LNG, à semelhança do Golfinho/Atum, prevê a construção de unidades de liquefação de gás natural em terra bem como outras infraestruturas auxiliares. Entretanto, o presente projecto, comparativamente ao Golfinho/Atum apresenta um maior número da força de trabalho nacional e estrangeira, como resultado de aspectos técnicos como (i) Tamanho e capacidade dos módulos de produção, (ii) Dimensão dos campos, (iii) Tamanho das infraestruturas e (iv) Número de furos de produção.

O projecto prevê contratar cerca de 21000 trabalhadores no pico da fase de construção, sendo 5000 postos de trabalho para mão-de-obra nacional a trabalhar directamente na construção das infraestruturas em terra, principalmente através da contratada para construção da fábrica, bem como as suas subcontratadas.

O Mapa abaixo descreve o total da força de trabalho necessária nas fases de construção e de operações, entre força de trabalho nacional e estrangeira. Importa referir que a fase de construção absorve maior parte de toda força de trabalho do projecto e é onde há maior oportunidade para a transferência de conhecimentos de estrangeiros para nacionais, para que estes sejam absorvidos também na fase de operações.

foot1