Lagos, 23 de Fevereiro de 2022 - Agentes económicos e potenciais investidores do sector de hidrocarbonetos, manifestam-se expectantes quanto à uma breve e plena retoma das actividades de pesquisa e produção de hidrocarbonetos em Moçambique dos principais projectos, ora perturbados pelo clima de insegurança que vinha abalando a zona norte do país.
Leia maisNoticias
Maputo, 23 de Fevereiro de 2022 – Moçambique é desde ontem o novo membro observador do Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural (GEFC – Gas Exporting Countries Forum). O anúncio foi feito no final da Sexta Cimeira deste fórum, realizado em Doha, Qatar.
Leia maisMaputo, 22 de Fevereiro de 2022 - Este interesse foi demostrado esta manhã, em Doha, capital do Qatar, durante a sexta cimeira do Fórum dos Países Exportadores de Gás Natural, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.
Leia maisMaputo, 08 de Fevereiro de 2022 O INP despertou o interesse de potenciais investidores para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos ao dissertar sobre o potencial existente em Moçambique, hoje, no contexto do dia dedicado ao país, na Expo Dubai 2020.
Leia maisVerificando-se reiteradamente a solicitação de cartas abonatórias ou de acreditação ao Instituto Nacional de Petróleo (INP), para efeitos de participação em diferentes concursos do sector de petróleo e gás, o INP publicou um Comunicado que pode ser acedido no PDF abaixo.
Leia maisMaputo, 13 de Janeiro de 2022 O Portal Mercados Africanos destacou nesta semana a reacção da Câmara Africana de Energia (CAE) à intenção da União Europeia de considerar o gás natural como uma energia verde.
Leia maisMaputo, 03 de Janeiro de 2022 - O dia de hoje, foi marcado pela chegada da plataforma flutuante “Coral Sul FLNG” à Área 4 offshore da Bacia do Rovuma. Trata-se de uma unidade de produção com 432 metros de comprimento, 66 metros de largura, cerca de 220.000 toneladas e com capacidade para liquefazer 3.37 milhões de toneladas de gás natural por ano.
Leia maisMaputo, 27 de Dezembro de 2021 - A campanha de perfuração, testagem e completação dos furos BS-1 e BS-2, que terminou a 23 de Setembro último, revelou fortes indícios de existência de gás natural nas diversas formações geológicas. De acordo com a Buzi Hydrocarbons, operadora do Bloco de Búzi, “foram encontrados indícios de gás natural nas formações geológicas upper and lower grudja”. O passo seguinte, será a avaliação desta possível descoberta para confirmação e posterior informação ao Governo que, dependendo das quantidades, deverá aprovar um plano para a monetização dos recursos descobertos.
Leia maisMaputo, 21 de Dezembro de 2021 – Antes mesmo do fecho do ano de 2021, Moçambique alcançou um marco importante, no domínio da energia. Falamos do lançamento do 6° Concurso para a Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, um concurso já há muito aguardado pela grande comunidade energética nacional e internacional
Leia mais23 de Novembro de 2021 – É lançado esta quinta feira, 25 de Novembro, o Sexto Concurso para a Concessão de Áreas de Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos. Para o efeito, foram definidas 16 novas áreas, distribuídas por 4 regiões distintas, sendo que cinco estão localizadas na Bacia do Rovuma, sete em Angoche, duas no Delta do Zambeze e duas no Save, perfazendo mais de 92.000 km² de área.
Leia mais