Lançamento da Primeira Pedra do Projecto Mozambique LNG
(05/08/2019, Afungi, Cabo Delgado) -O Presidente da República , Filipe Nyusi, procedeu na segunda-feira, 5 de Agosto de 2019, em Afungi, Distrito de Palma, Província de Cabo Delgado, ao lançamento da primeira pedra da infraestrutura de Gás Natural Liquefeito (GNL), do Projecto Mozambique LNG, operado pela Anadarko e os parceiros da Área 1. Com o lançamento da primeira pedra, dá-se inicio a construção das infraestruturas do projecto, nomeadamente o centro de formação, a terminal de descarga de material e os módulos de liquefação de gás natural.
A planta irá produzir e liquefazer 12 milhões de toneladas por ano (MTPA) de gás natural, sendo que cerca de 11.1 milhões de toneladas estão já vendidos em contratos de médio e longo prazo.
Na ocasião, o Presidente da República referiu que o acto simboliza o nascimento de uma nova era para os residentes de Afungi e Palma, em particular, e de todo país, conquanto ele representa oportunidades de emprego e de prestação de serviços para as pequenas e médias empresas nacionais e ou registadas em Moçambique. A implementação do Projecto Mozambique LNG irá colocar Moçambique na posição de maior produtor e exportador de GNL de África.