Plataforma Coral Sul FLNG Mais Perto de Moçambique
MAPUTO, 19 de Maio de 2021–O progresso geral deste projecto é de 84%, mercê dos grandes desenvolvimentos realizados desde o início da construção da Plataforma Coral Sul FLNG e espera-se que a Plataforma seja rebocada para a costa de Moçambique até ao último trimestre de 2021
Das actividades realizadas, realça-se a montagem de todos os 13 módulos de superfície, módulos da torre de ancoragem, incluindo a integração entre os módulos e o casco, a montagem da torre de queima (flare), a instalação das bombas de carregamento de LNG e respectivos testes bem como a completação mecânica, cujo progresso é 94%.
Dados actuais indicam que a Plataforma Coral Sul FLNG será rebocada para Moçambique no último trimestre de 2021 e a primeira produção está prevista para o primeiro trimestre de 2022. Decorrem actualmente trabalhos de completação dos furos interrompidos em 2020, entre outras actividades cruciais do projecto, em terra e no mar durante 25 anos.
Não obstante o forte impacto da COVID 19 em todas as operações petrolíferas em Moçambique, as actividades concernentes ao Projecto Coral Sul reiniciaram em Janeiro do presente ano, tendo as acções de recuperação implementadas pelas concessionárias da Área 4 sido cruciais para minimizar os impactos desta pandemia e assegurar o cumprimento do cronograma de actividades acordado com o Governo.
Este projecto visa produzir e liquefazer gás natural a partir da Plataforma Flutuante a ser instalada no Campo Coral Sul. O projecto está a ser implementado pela Eni e parceiros da Área 4, da Bacia do Rovuma, sendo o investimento estimado em 7 biliões de dólares norte americanos, para viabilizar a produção de 3.37 MTPA a partir de uma plataforma flutuante e gerar lucros directos na ordem de USD 39.1 biliões dos quais USD 19.3 biliões para o Estado.
Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300